O paraíso de Samos

Sai de Triacastela às 7:30. Tinha ficado na dúvida de qual caminho seguir porque de lá existem 2 possibilidade para chegar até Sarria, um tradicional, por assim dizer, que aparece no guia oficial da Galícia onde aparecem alguns povoados e um outro que passa por Samos único ponto entre Triacastela e Sarria.
Decidi ir por Samos e não me arrependi: Lindo! O lugar é lindo, o caminho é lindo, por não ser o caminho preferido da galera reencontrei a paz, a tranquilidade e o sossego do início da viagem.
Gastei um tempinho para conhecer o monastério. Enquanto esperava o tour começar, fiquei tirando umas fotos, padre Augustino Miguel me pediu para tirar uma foto dele e mandar depois (detalhe: ainda não mandei).
Como sempre o pé incomodou (novidade), mas segui firme e forte até Sarria porque o único ônibus programado para o dia já havia passado. Uma coisa ruim de boa parte o trecho é que não tinha lugar para descansar, senti falta disso, poderia ter feito uns pontos de descanso ou coisa do tipo.
Segundo o guia da Galícia, andei 23,5 km, no guia dos albergues que tem sido minha referência só tem a informação do outro caminho.
Pra variar fiquei no primeiro local que avistei (cheguei às 17:30), nesse caso foi o albergue A Pedra (9€). Uma coisa bacana daqui é que quando chegamos ganhamos um kit com a roupa de cama descartável, material fininho, mas achei bacana a preocupação com a higiene.
Depois de me acomodar dei uma volta nos arredores do albergue. Comprei um chinelo, uma joelheira e uns comes e bebes.
Voltei para o albergue e separei as coisas para despachar amanhã, a mochila ficou leve!
Pedi o menu do peregrino no restaurante do dono do albergue (8€): salada mista, filet de terneira com batata frita, vinho e flan.
Conheci um peregrino brasileiro que, depois de terminar o caminho, como ainda tinha tempo antes de voltar para casa, resolveu fazer um “estágio” de hospitaleiro no albergue. Rafael (SP) além de aprendiz de hospitaleiro é mágico e faz palestras motivacionais.
Tive uma noite péssima, o estômago me matou, imagino que tenha sido o excesso do ibuprofeno. Detalhe que ao acordar vi um casal com movimentos mega suspeitos, mas tudo bem…